No último sábado (21 de setembro/13), participamos da campanha “Limpando nossas montanhas”, evento internacional que tem o objetivo de promover mutirões de limpeza em áreas de escalada (recolher lixo das trilhas, remover pichações de rochas, manejar trilhas, limpar marca de magnésio, etc), e foi estimulado aqui no Rio de Janeiro pela FEMERJ (Federação de Montanhismo e Escalada do RJ) e CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada). Tínhamos três parques para “escolher”, que iam ter mutirões: o Parque Estadual (PE) dos Três Picos (em Nova Friburgo), o PE da Serra da Tiririca (em Niterói) e o PE da Pedra Branca (no Rio). Além desses, no Rio, o Parque Nacional da Tijuca promoveu um mutirão na Pedra da Gávea e o Monumento Natural do Pão de Açúcar, na Urca. Mas decidimos participar de mutirão em algum dos parques estaduais em que trabalhamos (em um Projeto para estimular a visitação nos parques estaduais do Rio – pessoal, visitem os parques!!! são lindos demais!), e assim participamos do mutirão no PE da Pedra Branca, no Complexo da Pedra Hime.
Não conhecíamos o lugar, e foi uma ótima oportunidade (apesar da distância entre Santa Teresa e Jacarepaguá… ir para Nova Friburgo acho que seria mais rápido….). O mutirão foi organizado pelo Clube Excursionista Light coordenado pelo guarda-parque Daniel (do PE da Ilha Grande), e participaram os guarda-parques da Pedra Branca responsáveis pelo manejo de trilhas (Rafael, Vinicius e Rafael), a escaladora Flávia dos Anjos e dois membros do CEL. Foi retirado um tronco da trilha, recolhido o lixo encontrado (pouco) na trilha até a base da Pedra Hime e tentamos remover a pichação de pedras. A Flavia levou solvente e escova, até removemos um pouco, mas não pudemos retirar tudo porque faltou EPI (Equipamento de Proteção Individual), como óculos por exemplo, e água, essencial para a remoção da pichação.
Apesar de ter pouca gente participando do mutirão (frente à mais de 20 pessoas que confirmaram a participação no Facebook) e do pessoal que estava escalando, valeu para não passarmos o dia em branco e contribuir um pouco mais pela conservação das montanhas (ainda que todas as vezes que fazemos trilhas, sempre recolhemos o lixo que encontramos pelo caminho). Boas dicas para a remoção de pichação em rochas podem ser encontradas nessa nota escrita no Facebook, pelo pessoal da Marumby Montanhismo que realizou mutirão no Anhangava (Parque Estadual da Serra da Baitaca, no Paraná), para os próximos mutirões que forem organizados, e vale a pena também, ter equipamento para o manejo de trilhas.
Beijos e até o próximo pico!